Como ter sua própria horta em casa?
Quem gosta de cozinhar sabe que a personalidade de qualquer receita vem da combinação de ervas e temperos. E você é que cuida do almoço em família ou adora se aventurar na cozinha, provavelmente já pensou em cultivar sua própria horta em casa, para ter temperos sempre à mão.
Para te ajudar a começar a cuidar da sua horta em casa, preparamos uma lista que vai te inspirar a colocar a mão na massa e ter tudo sempre fresquinho sem precisar ir ao mercado.
Onde plantar?
Definidas as plantas a serem plantadas, é hora de escolher onde elas serão localizadas e como serão processadas. Quer da vida numa casa ou num apartamento, com certeza encontrará um lugar para o seu jardim crescer verde e saudável.
E para te ajudar, trouxemos algumas ideias para te ajudar a encontrar o espaço perfeito para eles.
Jardim
Se você mora em casa e tem um quintal grande, deve investir em uma horta e adicionar alguns temperos. A maioria se dá bem com outras plantas, e essa combinação acaba ajudando a fertilizar o solo.
Reserve um lugar no jardim, pode ser nas pedras ou na cerca;
Prepare o solo com fertilizantes e outras matérias orgânicas para deixá-lo com nutrientes para suas plantas.
Estrume e fertilize o seu jardim de vez em quando;
Dependendo do tamanho da horta, tomates e outras hortaliças também devem ser plantados.
Como sua Horta em vasos
Os vasos em sua casa ou apartamento são uma ótima maneira de começar sua própria horta. Se quiser inovar, encontre um vaso maior e plante vários temperos no mesmo lugar.
Sua planta vai crescer, pense no tamanho do vaso.
Escolha terra já adubada;
Tenha cuidado especial com vasos pequenos em dias de chuva ou vento.
Antes de comprar sementes e mudas para plantar em sua horta, é interessante avaliar quais temperos e hortaliças você mais utiliza e quais gostaria de cultivar em casa. Em geral, quase todo mundo pode cultivar em vasos pequenos, o que é ótimo para quem tem pouco espaço, como varanda ou espaço limitado na janela da cozinha. Nossas orientações são as seguintes:
Coentro
Por ter um sabor bem marcante e forte, é importante dosar o coentro em suas receitas.
Uma salada pita ou mesmo um assado mais refinado com algum ingrediente conferem um sabor especial que se destaca no prato.
Processamento: Deixe o coentro tomar sol todos os dias para melhorar seu sabor.
Outra dica é regar com pouca água, mas sem encharcar o solo.
Quando plantar: É uma planta que se adapta bem a todas as condições climáticas, mas é ideal para o plantio na primavera.
Colheita: As folhas podem ser colhidas 30-70 dias após o plantio, tente cortar as folhas e caules um a um.
Manjericão
O manjericão tem um aroma muito marcante, e quando bem utilizado, confere parte do aroma aos alimentos. Especiarias são perfeitas para molhos ou carne!
Cuidados: É importante regar o manjericão todos os dias.
Mesmo algumas horas de sol todos os dias são mais do que suficientes.
Quando plantar: É uma especiaria que não tolera baixas temperaturas, por isso plante sempre acima de 18ºC.
Colheita: O manjericão pode ser colhido dois ou três meses após o plantio.
Hortelã
Talvez o tempero mais comum na cozinha, a hortelã é ótima no chá e até mesmo como salada. Confie no ingrediente para suavizar o sabor do seu prato.
Cuidados: Essa iguaria não precisa de luz solar direta. Água, você pode brincar na água.
Só tome cuidado para não afogar a planta encharcando todo o solo.
Quando Plantar: Idealmente, esta especiaria deve ser plantada na primavera ou no outono, pois as temperaturas são mais amenas.
Colheita: A colheita pode ser feita a qualquer momento, você pode optar por colher um caule ou algumas folhas. Se você escolher um caule, corte acima do primeiro par de folhas.
Orégano
O orégano, um favorito nas receitas italianas, tem um sabor levemente amargo e, portanto, é adequado para pratos com sabores fortes.
Para tornar as especiarias ainda mais saborosas, certifique-se de que recebe pelo menos horas de luz todos os dias.
A regar do orégano também é muito importante: procure sempre manter o solo úmido.
Cebola
A cebola é um tempero bem democrático: vai bem com diversos pratos. De saladas e molhos de carne, a planta acrescenta um sabor mais amargo à receita, realçando o sabor do seu prato.
Manutenção: Procure locais bem iluminados sem sol direto e deve ser regada diariamente.
Quando plantar: Pode-se plantar o ano todo, mas é sempre bom preferir clima ameno.
Quando colher: O ideal é fazer de dois a quatro meses após o plantio, e se fizer esse processo, colha as folhas inteiras, nunca metades.
Alecrim
Com seu aroma marcante, o alecrim espalha seu sabor em todas as receitas. Uma plantinha é especialmente bem-vinda em uma churrascaria, independente da comida. O alecrim precisa de um cuidado um pouco diferente.
Tratamento: Quer pegar muito sol, mas não precisa de água. Isso significa deixá-la bem perto de uma janela ou fora de casa e regá-la algumas vezes por semana.
Quando plantar: Não é recomendável mantê-las expostas a temperaturas muito baixas. Plante sazonalmente, como verão e primavera.
Colheita: A colheita pode ser feita a partir do terceiro mês após o plantio, procure retirar no máximo metade do galho por vez para não prejudicar seu crescimento.
Tomate cereja:
Você já sabe que a alface é cultivada em casa, agora o tomate cereja é novidade. Variante do tomate tradicional, este fruto tem um sabor doce e é bastante aguado, dando a ideia de frescura.
Plantio: Os tomates cereja só podem ser plantados a partir de sementes, podem ser transportados quando as plantas tiverem pelo menos 10 cm de altura. Além disso, se o peso da fruta começar a dobrar o caule, apoie-o com uma estaca.
Quando plantar: A melhor época para plantar tomate cereja é no início da primavera.
Colheita: A época ideal para colher esta fruta é de 60 a 70 dias após o plantio.
Morango
Uma horta caseira não pode deixar o morango orgânico de fora, este fruto é rico em vitaminas C, A, E, B5 e B6 e contém ainda outros minerais como cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.
Plantio: Por não ter raízes profundas, o morangueiro pode ser plantado em vasos e colher tanto sementes quanto mudas e produzir mais frutos cortando os estolões assim que aparecerem.
Quando plantar: Como esta fruta se desenvolve melhor em temperaturas mais amenas, o plantio do final do verão ao final do outono é ideal.
Colheita: Os morangos podem ser colhidos 60-80 dias após o plantio.
O quanto útil foi esta postagem?
Clique em uma estrela para avaliá-la!
Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.